Conheça as principais causas de acidentes de trabalho no Brasil

Acidente de trabalho, você conhece as principais causas?

Todos os dias estamos sujeitos a se acidentar. Durante a jornada de trabalho não é diferente. O colaborador está exposto a diversos riscos e com isso pode sofrer algum tipo de acidente de trabalho.

As leis não existem para punir o empregador e sim para amparar legalmente a sua empresa e o funcionário em caso de acidente de trabalho.

Você que é dono de empresa, está atendendo e respeitando todas as normas regulamentadoras, e as obrigações que asseguram a saúde e a vida dos seus colaboradores?

Leia este artigo até o final e veja quais as consequências de cumprir as normas.

Afinal, o que seria um acidente de trabalho?

É considerado um acidente, qualquer lesão que o trabalhador sofra durante a sua jornada de trabalho. Dependendo do ferimento e gravidade, podem causar danos que requer afastamentos imediatos, temporários, permanentes e até levar a morte.

Um trabalhador morre a cada 15 segundos em decorrência de acidente ou doença ocupacional. Estudos realizados entre os anos de 2012 e 2020, apontaram 21.467 mortes de trabalhadores brasileiros decorrentes de acidentes de trabalho. Esse número alto coloca o Brasil em segundo lugar entre países com mais morte do G20. Essa situação mostra o despreparo das empresas em relação à segurança e saúde do trabalhador.

Doença do trabalho x acidente de trabalho, entenda a diferença

Doença do trabalho está diretamente associada as condições do ambiente de trabalho. Entre as principais destacam-se: perda auditiva, surdez permanente ou problemas de visão.

Por conta desses riscos graves, o uso de EPI’S (equipamentos de proteção individual) são indispensáveis e obrigatórios.

Todas as empresas, independente de tamanho, devem ter como prioridade a saúde dos funcionários.

Já o acidente de trabalho, o nome mesmo já diz, é um acedente que pode ser classificado como:

Típico: Essa classificação se dá como um dos tipos mais comuns de acidentes no ambiente de trabalho. É todo acidente que acontece no local de trabalho, próximo a ele ou durante o horário de trabalho. Como por exemplo: Cair da escada, se machucar com algum objeto ou manuseando um aparelho ou máquina. Especialistas garantem que na maioria dos casos, o acidente típico pode ser prevenido.

Atípico: Essa classificação dá em decorrência de doenças ligadas à atividade do trabalhador. Como por exemplo: agressão, sabotagem, contaminação, acidentes em momento de descanso ou alimentação.

Imagem de onlyyouqj no Freepik

Principais causas de um acidente de trabalho

Certo! Mas quais são as principais causas de acidentes de trabalho?

Quedas: Ambiente próprio, cansaço e falta de atenção podem levar a quedas. Nem mesmo normas rigorosas como a NR 35 são capazes de reduzir esse risco. Construção civil e até carga e descarga de caminhões podem gerar esses acidentes. A falta do uso de EPI’s também pode aumentar o risco de quedas. Mesmo baixa altitude pode causar acidentes graves e mesmo assim os trabalhadores acabam não fazendo uso de equipamento adequado contra quedas.

Repetições: Quando o trabalho envolve movimentos repetitivos, por longos períodos, podem ocorrer lesões como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) ou DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho). Esses esforços podem causar sérios danos à saúde física do trabalhador. Intervalos regulares e o uso correto de EPIs podem minimizar os riscos de acidentes.

Materiais perigosos: Em certas atividades o trabalhador pode estar mais exposto a produtos químicos que são perigosos e nocivos para a sua saúde. Por isso é importante que seja respeitado as formas corretas de transporte, armazenamento e uso desses produtos. O uso de EPIs nesses ambientes é fundamental. Algumas contaminações podem ser irreversíveis.

Choques: Esse tipo de acidente pode ocorrer com profissionais que lidam com rede de energia elétrica ou que trabalham com equipamentos de alta voltagem. As consequências de não utilizar EPIs de proteção nesse trabalho podem causar um acidente fatal. Até mesmo queimaduras graves, chegando a atingir órgãos vitais como coração e pulmão. Por isso é importante seguir a NR para esse tipo de trabalho. Além não esquecer de luvas, máscaras, calçados, roupas emborrachadas e outros materiais isolantes.

Falta de equipamento: Não é somente a falta de EPIs ou não uso de EPIs de qualidade que ocasionam acidentes de trabalho. O uso incorreto pode contribuir e muito para acidentes graves. Por isso é importante uma fiscalização interna a fim de verificar a qualidade dos equipamentos, condições de uso e se estão sendo utilizados corretamente. De acordo com a NR6, existem equipamentos de proteção auditiva; respiratória; da cabeça; da face; do tronco; dos membros superiores e inferiores e para quedas.

E é claro! A falta de fiscalização tanto pelos competentes, quanto por parte das empresas em não fiscalizar se os funcionários estão utilizando os EPIs e de forma correta. 

Como fazer para prevenir acidentes?

A prevenção é sempre o melhor caminho quando se trata de vidas humanas. Pessoas precisam ser diariamente lembradas, orientadas e estimuladas.

As empresas precisam oferecer um ambiente de trabalho seguro, investir em aperfeiçoamento, cursos, orientações e é claro, equipamentos de qualidade.

E para isso, conte com o DPRO Distribuidor. Trabalhamos com os maiores e melhores fornecedores do mercado de segurança do mundo. E somos os parceiros perfeitos para a segurança do seu time.

Baixe agora mesmo o nosso catalogo CLICANDO AQUI e conheça os nossos produtos.

plugins premium WordPress

Estamos quase lá!

Insira suas informações e baixe o catálogo agora mesmo.

Escolha o segmento no qual você se encaixa:
Qual a sua função?
Qual o número de funcionários da sua empresa:

Trabalhamos com executivos de conta treinados e capacitados para atender as demandas do seu negócio.