NR-11: Transporte, manuseio, movimentação de materiais.

Você conhece a Norma Regulamentadora 11 (NR-11)?

Ela é uma medida do Ministério do trabalho que estabelece critérios técnicos para garantir a segurança do trabalhador. São Normas que são utilizadas em transportadoras, galpões, centrais de destruição, canteiros de obras, setor industrial, almoxarifado.

Ela compreende qualquer trabalho que ocorre a movimentação de cargas em máquinas e equipamentos. Na maioria das vezes, em locais elevados, que precisam ser acessados com a ajuda de um equipamento especifico. Como, por exemplo: ascensores, elevadores de carga, guindastes, monta-carga, pontes-rolantes, talhas, empilhadeiras, guinchos, esteiras-rolantes e transportadores de diferentes tipos. 

Por conta disso, as empresas precisam atender uma série de exigências, quando trabalham com esse tipo de manuseio de cargas. A fim de garantir a segurança do seu time. Então é muito importante que toda a logística seja seguida à risca para que a jornada de trabalho funcione corretamente e em segurança.

Vale lembrar que as NR 19 e NR 16 tratam do transporte de substâncias mais perigosas.

Já a NR 35 estabelece que toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda, necessita de um sistema de proteção específico.

O que acontece se a NR-11 não for seguida?

O não cumprimento das normas de segurança da NR-11 podem ocasionar acidentes de trabalho gravíssimos, multas e interdições para empresas que não cumprem as regras básicas de segurança.

O Brasil é o 4º país no ranking mundial de acidentes de trabalho, a cada 48 segundos acontece um. Além do mais, se o funcionário não for capacitado pela empresa, a chance de um acidente aumenta.

Então, é preciso seguir as normas de segurança, mas também capacitar o seu time para operar e se proteger utilizando as maquinas e equipamentos.

No âmbito judicial, as empresas podem sofrer interdição caso a fiscalização perceba que a empresa não oferece a segurança devida ao seu time.

Após o processo de interdição, a empresa é notificada e é estipulado um prazo para que a situação seja regularizada. Se a sua empresa for notificada e não cumprir as determinações no prazo, ela receberá uma multa bem alta.

Por conta disso, é essencial ter toda a documentação em dia e seguir todas as normas para evitar que a sua empresa sofra um processo trabalhista por negligência. Pois um acidente de trabalho além de poder tirar a vida de um trabalhador, pode ocasionar em um processo criminal em caso de acidente fatal.

Imagem de Freepik

Epi’s para transporte de cargas: Quais são os indispensáveis?

Os equipamentos a serem utilizados vai depender de cada situação, como qual tipo de produto o trabalhador irá transportar, mas dentre os principais e essenciais podemos destacar:

Capacete;

Macacão;

Calçado de segurança;

Colete refletivo;

Protetor auditivo.

Botas;

Trava-quedas retráteis;

Contos;

Talabartes.

Sinalizadores

Algumas áreas internas devem ser isoladas durante a movimentação de cargas pesadas. Além de ser imprescindível que a área seja sinalizada corretamente para evitar que acidentes aconteçam e pessoas não passem próximo ao equipamento. A sinalização precisa ser de fácil entendimento para que entendam o risco que aquele local apresenta. Sendo elas:

Cones de sinalização;

Correntes de sinalização;

Pedestais zebrados.

O importante mesmo é que os profissionais sejam orientados sobre a obrigatoriedade, além de realizar os procedimentos sempre de maneira segura e adequada às substâncias ou materiais que transportam.

Importância dos equipamentos de segurança

Seguir à risca as Normas Regulamentadoras diminui a possibilidade de acidentes e mortes no trabalho. Evitando também multas, interdições e processos trabalhistas. Além da responsabilidade social da empresa para com os seus colaboradores.

O uso de EPI para transporte de carga é fundamental para a segurança e, também, para a prevenção de acidentes de trabalho. 

Os profissionais precisam ser orientados sobre a obrigatoriedade, além de realizar os procedimentos sempre de maneira segura e adequada às substâncias ou materiais que transportam. 

Assim, é garantida a segurança no transporte de carga e o bem-estar dos funcionários.

No DPRO Distribuir você encontra todos os equipamentos necessários para a movimentação de cargas.

Invista em qualidade e segurança e faça parte de um dos maiores distribuidores MRO do Brasil.

Baixe agora mesmo o nosso catálogo CLICANDO AQUI e conheça os nossos produtos.

plugins premium WordPress

Estamos quase lá!

Insira suas informações e baixe o catálogo agora mesmo.

Escolha o segmento no qual você se encaixa:
Qual a sua função?
Qual o número de funcionários da sua empresa:

Trabalhamos com executivos de conta treinados e capacitados para atender as demandas do seu negócio.